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A Clínica

A clínica CEO realiza uma média de 3.000 cirurgias ortopédicas e traumatologicas a cada ano. Possui especialistas renomados em todas as áreas da ortopedia. Está vinculada ao Instituto da Mão. Realiza seus procedimentos cirúrgicos no Complexo Hospitalar Santa Casa, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus e Hospital Divina Providência.

 
Joelhos, manual de instruções do usuário PDF Imprimir E-mail

Agradeça aos Australopithecus por ficarem de pé há mais de 3 milhões de anos e possibilitarem grandes conquistas humanas como o quilômetro em 2,5 minutos, as enterradas do basquete e os solos de guitarra do Van Halen. Mas o Austra também sentenciou nossos joelhos a uma eternidade de dores de cabeça: estalos, torções e rompimentos que podem fazer o bipedismo parecer uma péssima idéia. Considerando tudo o que esta articulação faz por nós, não é surpresa que os problemas no joelho sejam a principal razão pela qual as pessoas procuram os médicos ortopedistas. Mas há maneiras de evitar a visita ao doutor. Siga nosso guia de cuidados e manutenção adequados, incluindo segredos de treino e de reabilitação, e você permanecerá no jogo mais tempo e mais forte. Seus joelhos evoluíram muito bem ao longo dos milênios e está mais que na hora de os cuidados que você tem com eles também progredirem.

Eixos do mal

Mesmo que você evite lesões traumáticas, estas três forças estão constantemente conspirando contra seus joelhos:

  1. IDADE >> Conforme você envelhece, tanto a circulação quanto os ossos tendem a ficar mais fracos. Em suas articulações, o líquido sinovial, que lubrifica nossas "dobradiças", diminui até secar. Os tecidos moles ficam menos elásticos e mais suscetíveis a microrrompimentos. A cartilagem fica quebradiça e começa a se despedaçar. Os meniscos se degeneram e perdem a capacidade de se reconstruir - um problema que é exacerbado com o ganho de peso, que aumenta a pressão nas articulações. Desde o começo da adolescência, a deterioração de sua cartilagem articular - um precursor da osteoartrite ou artrite degenerativa - pode se estabelecer.

  2. BIOMECÂNICA >> Pernas arqueadas, pés chatos, tornozelos pronados, joelhos em "x", lesões recorrentes - inúmeras coisas podem te tirar do alinhamento correto de suas articulações e, com o tempo, mesmo desvios mínimos podem resultar em grandes problemas. A cadeia cinética que liga seus pés a seus quadris é altamente interdependente: se um dos elos se alterar, o sistema todo pode entrar em colapso.

  3. DESEQUILÍBRIO MUSCULAR E EXCESSO DE USO >> Colocando de forma simples: muito de um mesmo esporte ou exercício cria musculaturas desproporcionais. Ciclistas, por exemplo, muitas vezes desenvolvem quadríceps muito mais fortes que seus posteriores de coxa. Isso pode ser ótimo para deixar seus amigos pra trás no pedal de sábado de manhã, mas pode tornar seu joelho mais suscetível a lesões, uma vez que músculos subdesenvolvidos não conseguem contrabalançar a força dos músculos mais fortes. Adeptos de atividades de alto impacto como corrida também aumentam suas chances de problemas no joelho se não incluírem em sua planilha atividades de baixo impacto, como natação e ciclismo.
 

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