Marque sua consulta
Atendimento 24 horas

Procure no site

A Clínica

A clínica CEO realiza uma média de 3.000 cirurgias ortopédicas e traumatologicas a cada ano. Possui especialistas renomados em todas as áreas da ortopedia. Está vinculada ao Instituto da Mão. Realiza seus procedimentos cirúrgicos no Complexo Hospitalar Santa Casa, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus e Hospital Divina Providência.

 
Imunologia PDF Imprimir E-mail

A imunologia laboratorial é uma ferramenta importante na avaliação da doença articular. Entretanto, é fundamental ter em conta que somente sua presença não é diagnóstico de nenhuma patologia. Muitas doenças inflamatórias crônicas podem ser acompanhadas de resultados positivos, e até mesmo em alguns indivíduos normais podem ser encontrados anticorpos, geralmente a títulos baixos. O fator reumatóide é um anticorpo contra as gamaglobulinas; pode estar presente na artrite reumatóide e sua ausência é característica das espondiloartropatias soronegativas. O anticorpo mais freqüentemente encontrado é o IgM contra o IgC. Para sua detecção são usadas diferentes técnicas, como as de aglutinação (látex e Rose Ragan), hemoaglutinação, precipitação, imunofluorescência, radioimunoensaio e ELISA. Nos últimos anos, foi incorporada a possibilidade de detectar novos anticorpos, como os anticitrulina, que possuem uma especificidade de 95%. Seu maior aporte é no diagnóstico precoce da artrite reumatóide.

A positividade e o padrão dos anticorpos antinucleares orientam para outras doenças do tecido conjuntivo, já que existem anticorpos mais específicos de uma ou outra entidade. Assim, por exemplo, a presença de anti-DNA e anti-Smith fazem pensar no diagnóstico de lúpus, o Slc 70 na esclerodermia sistêmica difusa, e o anti-Ro e anti-La na síndrome de Sjögren.

Imunologia

 

 

Rua Leopoldo Bier, 825 - Sala 301 - Santana - Porto Alegre/RS - Fones (51) 3023 6600 - 3217 2390
By IdeiaClic