Marque sua consulta
Atendimento 24 horas

Procure no site

A Clínica

A clínica CEO realiza uma média de 3.000 cirurgias ortopédicas e traumatologicas a cada ano. Possui especialistas renomados em todas as áreas da ortopedia. Está vinculada ao Instituto da Mão. Realiza seus procedimentos cirúrgicos no Complexo Hospitalar Santa Casa, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus e Hospital Divina Providência.

 
Laboratório Geral PDF Imprimir E-mail

O laboratório geral colabora na avaliação e seguimento do paciente com artrite ou com sintomas musculoesqueléticos. Destaca-se a utilização dos reagentes de fase aguda, que são constituídos por um grupo de substâncias que variam seus níveis sangüíneos em resposta à presença de inflamação sistêmica. Os métodos de estudos mais utilizados são: a velocidade de hemossedimentação, que reflete fundamentalmente modificações no fibronógeno sérico, e a proteína C reativa.

Com relação à primeira, apesar de ser utilizada no screening e oferecer dados na orientação diagnóstica do quadro, é de baixa sensibilidade e especificidade. Deve-se recordar que a hemossedimentação aumenta com a idade e com a anemia e é maior na mulher do que no homem. Algumas das vantagens são sua rápida realização e baixo custo. Os valores de proteína C reativa variam mais rapidamente do que a hemossedimentação com relação às mudanças na atividade inflamatória, por isso é um indicador mais sensível.

laboratorio

Suas desvantagens consistem no maior tempo para a obtenção dos resultados e seu maior custo. A anemia de doenças crônicas pode acompanhar as doenças do tecido conjuntivo. Também podem ser encontradas diversas alterações nos glóbulos brancos, as quais muitas vezes são desafios diagnósticos, por exemplo, em diferenciar atividade da doença e infecção no caso de leucocitose. As plaquetas podem estar aumentadas nas fases de atividade de algumas patologias, como a artrite reumatóide.

 

Rua Leopoldo Bier, 825 - Sala 301 - Santana - Porto Alegre/RS - Fones (51) 3023 6600 - 3217 2390
By IdeiaClic