Marque sua consulta
Atendimento 24 horas

Procure no site

A Clínica

A clínica CEO realiza uma média de 3.000 cirurgias ortopédicas e traumatologicas a cada ano. Possui especialistas renomados em todas as áreas da ortopedia. Está vinculada ao Instituto da Mão. Realiza seus procedimentos cirúrgicos no Complexo Hospitalar Santa Casa, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus e Hospital Divina Providência.

 
Ressonância Magnética PDF Imprimir E-mail

A RMN no diagnóstico da doença articular é especialmente valiosa para avaliar as partes moles e a medula óssea. Algumas articulações como a temporomandibular e o punho são melhores estudadas com esse método. Suas vantagens residem na facilidade para diferenciar tecidos e fluidos, avaliar o fluxo sangüíneo, sua capacidade para selecionar o plano da imagem, a sensibilidade para detectar prováveis processos patológicos e sua aparente falta de significativo perigo biológico. Suas principais desvantagens consistem em seu elevado custo e a falta de especificidade.

É uma ferramenta confiável para revelar hipertrofia sinovial e derrame, e para apreciar sua extensão e resposta ao tratamento. O gadolínio, que é o elemento utilizado como contraste, realça o tecido sinovial inflamado e aumenta a intensidade do limite do líquido sinovial. É mais sensível do que a radiografia para detectar erosões ósseas, por isso é útil para o diagnóstico precoce de patologias como a artrite reumatóide, quando esta ainda não apresenta nenhuma lesão radiológica apreciável. Por sua vez, serve para estimar a presença de compressão medular em lesões da coluna vertebral; detecta mais precocemente alterações das articulações sacroilíacas em comparação com a tomografia computadorizada; e é o método de escolha para o diagnóstico precoce da necrose óssea avascular.

 

Ressonância Magnética

 

 

Rua Leopoldo Bier, 825 - Sala 301 - Santana - Porto Alegre/RS - Fones (51) 3023 6600 - 3217 2390
By IdeiaClic